O Que Você Precisa Saber Sobre a ISO 14001

O que você Precisa Saber sobre a ISO 14001

Tudo o que você Precisa Saber sobre a ISO 14001

O que é a ISO 14001?

Em primeiro lugar, ISO 14001 é uma norma internacional de sistema de gestão ambiental que estabelece os requisitos para organizações implementarem, manterem e aprimorarem um sistema de gestão ambiental eficaz.

Aliás, ela foi desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO) e fornece diretrizes e critérios para ajudar as empresas a gerenciar e minimizar seu impacto ambiental.

Portanto, a norma ISO 14001 define uma estrutura para que as organizações identifiquem e avaliem os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços.

Com base nessa avaliação, as empresas devem estabelecer, sobretudo, objetivos e metas ambientais, bem como implementar um plano de ação para alcançá-los.

Assim sendo, o sistema de gestão ambiental também deve incluir procedimentos para monitorar o desempenho ambiental, avaliar o cumprimento das leis e regulamentos ambientais, realizar análises de risco e tomar medidas corretivas quando necessário.

A implementação da ISO 14001 ajuda, dessa maneira, as organizações a adotarem uma abordagem sistemática para a gestão ambiental, promovendo a conscientização ambiental, a redução de desperdícios, a conservação de recursos, a prevenção da poluição e o cumprimento das obrigações legais.

Além disso, a norma incentiva, principalmente, a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações.

Pra Quê Serve a ISO 14001?

Ao obter a certificação ISO 14001, uma organização demonstra, dessa maneira, seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a responsabilidade ambiental.

Isso, sobretudo, pode trazer benefícios como, por exemplo, uma  melhor reputação no mercado, acesso a novos clientes e oportunidades de negócio, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Por fim, é importante ressaltar que a ISO 14001 não estabelece requisitos específicos para o desempenho ambiental das organizações, mas sim fornece uma estrutura e orientações para a implementação de um sistema de gestão ambiental.

Portanto, os requisitos e metas ambientais específicos são estabelecidos pela própria organização, de acordo com suas circunstâncias e objetivos.

Para mais informações acesse na íntegra o PDF da ISO 14001 diretamente do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).

 

CERTAMENTE ESSES WEBSITES TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

  • Origamania.com – Origamis, papel modelismo, artesanatos e aviões de papel.
  • Textículos.com – Significados de Nomes, biografias, frases famosas, ferramenta de textos e letras diferentes, e muito mais.
  • Cardápio de Receitas – Receitas de dar água na boca. Tudo o que você precisa pra fazer uma boa receita..
  • Web-Zoneware – Muito mais do que uma Academia Web, Informática, Hardware e Softwares.

Por fim, veja mais conteúdos do Portal do Economaster, seu site de Economia, Emprego e Renda na web a fim de encontrar o que precisa.

Elaboração: Flávio Estaiano – Economaster

Deixe um comentário

catorze − 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.