Constituição do Brasil

Constituição do Brasil

Constituição do Brasil

Primeiramente, a Constituição do Brasil é a lei fundamental do país, que estabelece a estrutura e os princípios básicos do Estado brasileiro. Ela foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e é a sétima constituição da história brasileira.

Aliás, a Constituição do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, a pluralidade política, a prevalência dos direitos humanos e a defesa da paz.

Ela também organiza os poderes do Estado e garante os direitos e as liberdades fundamentais dos cidadãos.

A Constituição é composta por um preâmbulo, que apresenta os princípios e os objetivos do documento, e por nove títulos, que abrangem diversas áreas do ordenamento jurídico brasileiro. Alguns dos principais temas tratados pela Constituição incluem:

Direitos e Garantias Fundamentais

A Constituição estabelece os direitos e as liberdades individuais e coletivas como, por exemplo, a igualdade perante a lei, a liberdade de expressão, a liberdade religiosa, o direito à vida, à saúde, à educação, ao trabalho, entre outros.

Organização do Estado

Também define a estrutura e a divisão dos poderes do Estado brasileiro, ou seja, do Poder Legislativo, do Poder Executivo e do Poder Judiciário.

Além disso, estabelece a organização político-administrativa do país, com a divisão em estados, municípios e o Distrito Federal.

Ordem Econômica e Social

A Constituição estabelece princípios e diretrizes para a economia brasileira, como po exemplo a valorização do trabalho humano, a livre iniciativa, a função social da propriedade e a defesa do meio ambiente.

Também trata dos direitos sociais, como por exemplo, a previdência social, a assistência social, a saúde, a moradia, entre outros.

Organização dos Poderes:

Estabelece portanto, as competências e as atribuições dos diferentes órgãos e instituições que compõem o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.

Emendas Constitucionais

Por fim, a Constituição também prevê um processo específico para a realização de emendas constitucionais, ou seja, alterações no texto constitucional. Para isso, essas emendas constitucionais devem ser aprovadas por uma maioria qualificada no Congresso Nacional.

Enfim, a Constituição do Brasil é considerada uma das mais avançadas do mundo no que diz respeito à proteção dos direitos fundamentais e à inclusão social.

Ela representa a base jurídica e institucional do país, orientando as leis e as políticas públicas e servindo como referência para a justiça e a democracia no Brasil.

 

Saiba seus Direitos

Para cobrar os seus direitos, você precisa os conhecer primeiro!

Cobrar os seus direitos é um processo importante para garantir que você seja tratado de forma justa e adequada.

Abaixo estão algumas orientações gerais sobre como você pode cobrar os seus direitos:

Conheça os seus direitos:

Primeiramente, e fundamental ter conhecimento sobre os seus direitos para poder identificar quando eles estão sendo violados. Pesquise as leis e regulamentos aplicáveis à situação em questão, como por exemplo a Constituição do Brasil e as leis do Consumidor, entre outras.

Reúna evidências:

Antes de iniciar o processo de cobrança, é importante reunir evidências que comprovem a violação dos seus direitos. Isso pode incluir documentos, registros, correspondências, fotos ou qualquer outra prova relevante.

Comunique-se com a parte responsável:

Entre em contato com a pessoa, empresa ou instituição responsável pela violação dos seus direitos. Ou seja, explique claramente a situação, apresente as evidências e solicite uma solução ou compensação adequada.

Busque a mediação ou conciliação:

Em alguns casos, pode ser útil tentar resolver a disputa por meio de mediação ou conciliação. Neste caso, envolvendo a intervenção de um terceiro imparcial para auxiliar na negociação e buscar um acordo satisfatório para ambas as partes.

Recorra a órgãos reguladores ou de defesa do consumidor:

Se a comunicação direta não resolver a questão, você pode buscar assistência de órgãos reguladores ou de defesa do consumidor. Essas entidades têm o objetivo de proteger os direitos dos cidadãos e podem intervir e tomar medidas legais, se necessário.

Procure orientação jurídica:

Se os métodos anteriores não forem suficientes, você pode procurar aconselhamento jurídico. Por exemplo, um advogado especializado na área relevante poderá orientá-lo sobre seus direitos e opções legais, bem como representá-lo em um processo judicial, se necessário.

portanto, lembre-se de que cada situação é única e pode exigir abordagens específicas.

Por fim, e sempre recomendado obter aconselhamento jurídico adequado para o seu caso específico, a fim de garantir que você esteja tomando as medidas corretas para cobrar os seus direitos.

 

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

Você gostaria de ter um exemplar da Constituição Federal? Então descubra formas de ter acesso ao texto, a maioria gratuitamente:

CON1988.pdf

×

Enfim, distribuída gratuitamente pelo Senado para entidades especializadas. Informações: (061) 3303-3776

 

CERTAMENTE ESSES WEBSITES TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

  • Origamania.com – Origamis, papel modelismo, artesanatos e aviões de papel.
  • Textículos.com – Significados de Nomes, biografias, frases famosas, ferramenta de textos e letras diferentes, e muito mais.
  • Cardápio de Receitas – Receitas de dar água na boca. Tudo o que você precisa pra fazer uma boa receita..
  • Web-Zoneware – Muito mais do que uma Academia Web, Informática, Hardware e Softwares.

Por fim, veja mais conteúdos do Portal do Economaster, seu site de Economia, Emprego e Renda na web a fim de encontrar o que precisa.

Elaboração: Flávio Estaiano – Economaster

Deixe um comentário

13 + cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.