O que é investimento válido?

O que é investimento válido?

O que é investimento válido?

Só consigo enxergar dois Brasis hoje em dia – O Brasil de fato e o Neo-Brazil.

De maneira bem simplista, o Brasil de fato, é o Brasil que vivenciamos, com seus problemas socioeconômicos estruturais e de maravilhas culturais e naturais.

O Neo-Brazil é o Brasil que é gritado nas mídias sociais, pela imprensa e pelos célebres de plantão, reproduzindo o que gostariam que o Brasil de fato fosse, sem se importar com os danos dos seus berros bestiais. Entendem o Brasil como se tudo se resolvesse com uma canetada, uma ordem, uma palavra mágica, ignorando as estruturas historicamente construídas e, o pior de tudo, não se importam com o outro, como seres que vivem, sentem, amam, pensam e sofrem.

Existe um problema clássico com relação à investimentos públicos quando falamos de Brasil, que é o tipo de investimento válido para o desenvolvimento ou crescimento do país. Mas que país? O Brasil de fato ou o Neo-Brazil?

Existe uma lógica de interesses e interessados que orientam as políticas públicas e reproduzem as vontades das classes econômicas dominantes.

Quando os beneficiados dos investimentos são os proprietários, latifundiários, industriais ou financistas especuladores – PODE TUDO, até detonar o Brasil em prol de ganhos centralizados gerando dívidas estratosféricas paga por todos e lucrativas à alguns célebres que agora posam de mocinhos para a juventude pseudointelectual. Quando se destina verbas para a educação ou programas de renda para os mais pobres, melhoria nas periferias, entre outras, estão jogando o dinheiro no lixo, pré conceituando, inferiorizando ou coisificando o outro em nome de um ideal tributário mínimo suficiente para o aumento substancial de suas rendas e seus gastos supérfluos de classe “superiora” sem sequer ter um olhar para o futuro.

As grandes corporações é quem mandam na política econômica global, convencendo-nos com megaeventos de encher nossos olhos, esvaziando nossas mentes. Tem muita gente que acha que estabilização econômica aconteceu só aqui com o Plano Real e ditadura só no Brasil, ignorando a América Latina inteira. Corruptos só existem se houver corruptores – essa é a verdade da coisa toda.

Mas então?

Investimento não é estádio para um futebol privado e mega lucrativo. Investimento não é em subsídios ou concessões para um setor o outro da economia, e sim incentivos e incrementações em políticas industriais e agrícolas que beneficiem à todos. Ou seja, vontade política e social.

Investimento em educação básica e técnica. investimento em pesquisa, gerando patentes internacionais e royalties para o país e as empresas parceiras. investimento em transporte de qualidade para o trabalhador não chegar cansado ao trabalho. investimento na saúde e na segurança das pessoas. investimento na qualidade de vida.

Investimento público é investimento para as pessoas, para todos. Sejam ricos e pobres.

Será que é tão difícil entender isso?

Flávio Estaiano – num dia estressante

CERTAMENTE ESSES WEBSITES TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

  • Origamania.com – Origamis, papel modelismo, artesanatos e aviões de papel.
  • Textículos.com – Significados de Nomes, biografias, frases famosas, ferramenta de textos e letras diferentes, e muito mais.
  • Cardápio de Receitas – Receitas de dar água na boca. Tudo o que você precisa pra fazer uma boa receita..
  • Web-Zoneware – Muito mais do que uma Academia Web, Informática, Hardware e Softwares.

Por fim, veja mais conteúdos do Portal do Economaster, seu site de Economia, Emprego e Renda na web a fim de encontrar o que precisa.

Elaboração: Flávio Estaiano – Economaster

Deixe um comentário

4 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.