Com a Letra S
Glossário do Investidor do Portal do Economaster Com a Letra S
Entender os termos e jargões do mundo dos investimentos pode ser, de fato, um verdadeiro desafio, especialmente para novos investidores. Por isso, o Glossário do Investidor do Portal do Economaster é uma ferramenta essencial que facilita o aprendizado e a compreensão desses conceitose, dessa maneira, ajudando você a tomar decisões mais informadas e estratégicas.
Explore nosso glossário completo para, de fato, aprofundar seu conhecimento e investir com mais confiança e segurança.
Seleciene abaixo a letra do termo de pesquisa relacionado ao universo do Investidor.
Com a Letra S
- S&P 500
- S&P Global 100
- SAC
- Saldo Credor
- Saldo devedor (consórcio)
- Sazonalidade
- Sebrae
- Securitização
- Securitização de Recebíveis
- Segmento de Mercado
- Segunda Linha
- Segurado
- Seguro a Primeiro Risco Absoluto
- Seguro a Primeiro Risco Relativo
- Seguro a Segundo Risco
- Seguro Acidente de Trabalho (SAT)
- Seguro de Acidentes Pessoais
- Seguro de Fidelidade
- Seguro de Lucros Cessantes
- Seguro de Responsabilidade Civil
- Seguro de Saúde
- Seguro em Grupo
- Seguro Fiança
- Seguro Social
- Seguro-desemprego
- Seguros de Riscos Diversos
- SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia
- Selic, taxa
- Serasa
- Série de Opções
- Sessão Legislativa
- Setor
- SFH – Sistema Financeiro da Habitação
- Short squeeze
- SIMPLES – Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte
- Sinistralidade (taxa de)
- Sinistro
- SISBACEN
- Sistema de Amortização Constante (SAC)
- Sistema de Logística
- Sistema Organizacional
- Site
- Situação financeira
- Small Cap
- Smart Card
- SMI Zurich
- SND – Sistema Nacional de Debêntures
- Sociedade Anônima
- Sociedade coligada
- Sociedade controlada
- Sociedade Corretora
- Sociedade de economia mista
- Sociedade de Garantia Solidária
- Sociedade Distribuidora
- Sociedade limitada
- SOMA
- SPC – Secretaria de Previdência Complementar
- Spin-off
- Split
- Spread
- Start-up
- Stop and Reverse (SAR)
- Stop-loss
- Straddle
- Stripped spread
- Subprime
- Sub-rogação
- Subscrição
- Subscritor
- Sucess Fee
- Superávit Primário
- Suporte
- SUSEP
- Swap
- Swap cambial reverso
- Swing Trade
S&P 500
O S&P 500 reflete a variação média diária das negociações das 500 principais ações nas bolsas de valores dos EUA (NYSE, NASDAQ e AMEX). Este índice é composto por uma seleção teórica de 500 ações, escolhidas com base na participação de mercado e liquidez. Diferente do Índice Dow Jones, que usa médias simples, o S&P 500, calculado pela Standard & Poors, utiliza médias ponderadas pelo valor de mercado das empresas.
S&P Global 100
O S&P Global 100 mede o desempenho de 100 grandes empresas globais, operando em diversos países. Entre as 100 empresas incluídas, destaca-se a mexicana América Móviles como a única representante latino-americana.
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)
O SAC é o Serviço de Atendimento ao Cliente oferecido por uma empresa. Recentemente, tem sido valorizado como uma estratégia de marketing alternativo. Um bom atendimento pode estreitar laços com o consumidor, enriquecer a base de dados e gerar oportunidades de negócios.
Saldo Credor
O saldo credor ocorre quando o portador do cartão tem direito a um valor a receber, resultado de cobrança indevida ou prêmio em dinheiro. Se não for utilizado na próxima fatura, será abatido das despesas totais.
Saldo Devedor (Consórcio)
O saldo devedor no consórcio é o valor total devido pelo consorciado, incluindo mensalidades vincendas, vencidas e não pagas, além de outras responsabilidades financeiras previstas no contrato.
Sazonalidade
Sazonalidade refere-se às flutuações no volume de vendas ou receitas em determinadas épocas do ano.
Sebrae
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem atuado desde 1972 para o desenvolvimento sustentável das pequenas empresas no Brasil, oferecendo cursos de capacitação e apoio na obtenção de crédito.
Securitização
A securitização transforma um empréstimo ou dívida em títulos negociáveis. Assim, uma empresa divide seu empréstimo em partes, criando títulos que podem ser comercializados no mercado.
Securitização de Recebíveis
Na securitização de recebíveis, um ativo como promissórias serve de lastro para títulos negociáveis, vendidos a investidores. Essa operação reduz o risco de uma carteira de recebíveis, distribuindo os créditos entre vários investidores.
Segmento de Mercado
Um segmento de mercado é composto por consumidores específicos de um determinado produto ou serviço.
Segunda Linha
No mercado financeiro, “segunda linha” refere-se a ações com liquidez inferior às blue chips nas Bolsas de Valores.
Segurado
No setor de seguros, o segurado é a pessoa física ou empresa que contrata um seguro e paga um prêmio para a seguradora. Em previdência privada, refere-se ao associado, segurado ou beneficiário.
Seguro a Primeiro Risco Absoluto
Nesse seguro, a seguradora cobre qualquer prejuízo real até o limite da importância segurada, sem aplicar a regra proporcional.
Seguro a Primeiro Risco Relativo
Neste tipo de seguro, a seguradora cobre prejuízos até o limite segurado. Se o valor exceder o montante da apólice, o segurado arca com as perdas restantes.
Seguro a Segundo Risco
Quando o segurado faz um seguro adicional para complementar a cobertura de primeiro risco absoluto, temos o seguro a segundo risco. Ele é indicado para proteção contra sinistros que superem a importância segurada na cobertura principal.
Seguro Acidente de Trabalho (SAT)
O SAT é uma contribuição entre 1% e 3% sobre a folha de pagamento da empresa, variando conforme o risco de vida que a atividade da empresa apresenta aos funcionários.
Seguro de Acidentes Pessoais
Esse seguro garante o pagamento de uma quantia para reembolso de gastos médicos e hospitalares, ou em caso de morte ou incapacidade total ou parcial do segurado devido a um acidente. Pode ser contratado individualmente ou coletivamente.
Seguro de Fidelidade
O seguro de fidelidade protege o empregador contra prejuízos decorrentes de furto, roubo, apropriação indébita ou outros delitos patrimoniais cometidos por empregados ou pessoas com vínculo empregatício.
Seguro de Lucros Cessantes
Contratado por empresas, o seguro de lucros cessantes visa garantir a continuidade operacional e a rentabilidade nos mesmos níveis anteriores ao sinistro.
Seguro de Responsabilidade Civil
Esse seguro cobre despesas pagas a terceiros por danos materiais ou pessoais involuntariamente causados. É amplamente utilizado por executivos de grandes empresas, advogados, médicos, entre outros profissionais.
Seguro de Saúde
Os seguros de saúde garantem o pagamento das despesas com assistência médica e hospitalar. Eles cobrem diretamente todos os procedimentos realizados em nome do segurado, pagando ao prestador de serviço. Em alguns casos, o reembolso é baseado no valor estipulado na apólice.
Seguro em Grupo
O seguro em grupo refere-se aos seguros de vida e acidentes pessoais feitos coletivamente, envolvendo múltiplos segurados. Os termos são determinados pelo estipulante, geralmente o empregador, beneficiando várias pessoas. Em seguros de grupo, os contratos são divididos em contratos distintos para cada segurado.
Seguro Fiança
O seguro fiança protege o segurado caso ele não consiga cumprir uma obrigação específica com o devedor principal ou afiançado. É frequentemente utilizado em contratos de locação de imóveis.
Seguro Social
O seguro social visa proteger pessoas de menor poder aquisitivo contra riscos específicos, como doenças, velhice, invalidez e acidentes de trabalho.
Seguro-desemprego
O seguro-desemprego é um benefício pago pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores demitidos sem justa causa. Para ser elegível, o trabalhador deve ter trabalhado por pelo menos seis meses com registro em carteira. O valor varia conforme a faixa salarial e pode ser pago em até cinco parcelas, dependendo da situação do beneficiário.
Seguros de Riscos Diversos
Os seguros de riscos diversos abrangem várias modalidades com cobertura multi-risco. Sua principal característica é cobrir perdas e danos materiais ou pessoais causados involuntariamente durante a vigência do contrato.
SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia
O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) foi criado pelo Banco Central em 1979. Ele gerencia a custódia, transferência e liquidação financeira de títulos e depósitos interfinanceiros, utilizando equipamentos eletrônicos ou teleprocessamento em contas abertas em nome dos participantes.
Taxa Selic
A taxa Selic é a taxa referencial de juros da economia brasileira, determinada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. Ela é o principal indicador de política monetária do governo.
Serasa
A Serasa é uma empresa que fornece análises e informações econômico-financeiras e cadastrais para apoiar decisões de crédito. Criada pelos bancos, ela centraliza informações para reduzir custos administrativos e aumentar a especialização na concessão de crédito. A Serasa divulga dados de novos cadastros, como o CCF, para seus associados, mas não interfere na exclusão de nomes ou quitação de dívidas. A exclusão deve ser feita pelo banco responsável pela inclusão.
Série de Opções
Uma série de opções é um grupo de opções do mesmo tipo (compra ou venda) sobre um mesmo ativo, com o mesmo vencimento e diferentes preços de exercício.
Sessão Legislativa
A sessão legislativa corresponde às reuniões para deliberação realizadas durante o ano parlamentar, que vai de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. Quando o Congresso é convocado fora deste período, ocorre a sessão legislativa extraordinária.
Setor
Empresas que operam em áreas semelhantes são agrupadas em setores. A InfoMoney categoriza as empresas em 19 setores distintos, representando os diversos segmentos da economia.
SFH – Sistema Financeiro da Habitação
O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é gerido pelo governo e fiscalizado pelo Banco Central. Criado em 1964, ele utiliza recursos da poupança para financiar imóveis habitacionais, obedecendo a condições definidas por legislação.
Short Squeeze
O short squeeze ocorre quando investidores que estão vendidos em uma ação correm para recomprá-la e devolvê-la ao locador. Isso geralmente provoca uma forte alta na ação devido à demanda dos investidores que precisam fechar suas posições vendidas rapidamente.
SIMPLES – Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte
O SIMPLES é um sistema tributário simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte. Ele consolida diversos impostos e contribuições em uma única alíquota que incide sobre a receita bruta mensal da empresa. A alíquota varia de acordo com o faturamento.
Sinistralidade, Taxa de
A taxa de sinistralidade indica quanto a seguradora precisa pagar em indenizações para cada R$ 1,00 recebido em prêmios. Por exemplo, uma taxa de sinistralidade de 70% significa que para cada R$ 1,00 recebido, a seguradora gasta R$ 0,70 em indenizações. Quando ocorre um sinistro, a seguradora verifica se o evento está de acordo com o contrato ou se houve fraude.
Sinistro
Um sinistro é a ocorrência de um risco previsto no contrato de seguro. Em um seguro de carro, isso pode significar o roubo ou acidente do veículo. Quando um sinistro ocorre, a seguradora investiga para confirmar se está de acordo com o contrato ou se houve tentativa de fraude.
SISBACEN
SISBACEN é o Sistema de Operações Registro e Controle do Banco Central. Ele permite a comunicação entre o Banco Central e instituições financeiras, facilitando o envio e recebimento de dados sobre operações financeiras.
Sistema de Amortização Constante (SAC)
O Sistema de Amortização Constante (SAC) é utilizado em financiamentos imobiliários. Nele, um percentual fixo do saldo devedor é amortizado desde o início, resultando em parcelas maiores no começo e reduzindo o saldo devedor mais rapidamente.
Sistema de Logística
O sistema de logística de uma empresa controla o fluxo e armazenagem de bens, serviços e informações desde a origem até o consumo final. Através dele, a empresa atende às exigências dos clientes de maneira eficiente.
Sistema Organizacional
Um sistema organizacional é composto por elementos que trabalham juntos com um objetivo comum. Ele refere-se ao conjunto de práticas e estruturas que uma empresa utiliza para executar suas tarefas.
Site
Um site é um conjunto de páginas e informações na internet, armazenadas em um servidor de acesso público. O acesso é feito através de um endereço eletrônico, como http://www.exemplo.com.br.
Situação Financeira
A situação financeira de uma empresa é sua capacidade de gerar recursos suficientes para pagar suas dívidas. Esse termo é usado para avaliar se a empresa pode tranquilamente arcar com os encargos relacionados às suas dívidas.
Small Cap
Small Cap refere-se a ações de baixo valor de mercado e pouca liquidez. Geralmente, são ações de empresas menores que podem representar boas oportunidades de investimento.
Smart Card
Um smart card possui um chip e pode ser usado para múltiplas funções, como identificação e pagamento. Ele oferece mais segurança, pois transações fora do padrão de consumo do usuário podem indicar fraude rapidamente.
SMI Zurich
O SMI Zurich é um índice que mede a variação média diária de ações negociadas na bolsa suíça (SWX). Composto por 27 ações, inclui empresas como Novartis e Nestle, que juntas representam mais de 80% do índice.
Sistema Nacional de Debêntures (SND)
O SND mantém registros de todas as debêntures emitidas e negociadas no mercado, sendo parte do Cetip. Ele garante o controle e a transparência das operações com debêntures.
Sociedade Anônima
Uma sociedade anônima tem seu capital dividido em ações, ao contrário de uma sociedade limitada. Nela, a responsabilidade dos acionistas é proporcional ao valor de suas ações.
Sociedade Coligada
Uma sociedade coligada é uma empresa com pelo menos 10% de seu capital controlado por outra empresa, sem que esta última tenha o controle total.
Sociedade Controlada
Uma sociedade controlada é uma empresa cujo capital é majoritariamente controlado por outra empresa, permitindo a esta eleger a maioria dos administradores.
Sociedade Corretora
Uma sociedade corretora é uma instituição financeira que intermedia operações entre investidores e Bolsas de Valores. Ela administra recursos de terceiros, como carteiras de ações e fundos de investimento.
Sociedade de Economia Mista
Uma sociedade de economia mista é formada por capital público majoritário e privado minoritário. Suas atividades estão relacionadas à prestação de serviços públicos ou à exploração de atividades econômicas.
Sociedade de Garantia Solidária
Uma sociedade de garantia solidária oferece garantias aos seus sócios participantes mediante um contrato que estabelece regras e taxas de remuneração. Ela deve ser criada por iniciativa privada, ter administração profissional e ser financeiramente sustentável.
Sociedade Distribuidora
Sociedades distribuidoras têm mais limitações que corretoras para operar no mercado de capitais, focando na intermediação de emissões de capital e algumas operações de mercado aberto.
Sociedade Limitada
Numa sociedade limitada, a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor das quotas subscritas por cada um, sendo solidária com os demais sócios.
SOMA
A Sociedade Operadora para Mercado de Acesso (SOMA) administra o mercado de balcão organizado no Brasil, englobando empresas de menor liquidez e permitindo negociação de cotas de fundos imobiliários.
Secretaria de Previdência Complementar (SPC)
A Secretaria de Previdência Complementar autoriza, organiza e fiscaliza fundos de pensão no Brasil, garantindo seu funcionamento adequado.
Spin-off
Spin-off é a separação de uma área ou negócio de uma empresa já estabelecida, facilitando a captação de recursos para setores específicos que necessitam de investimentos.
Split
O split é o desdobramento de ações, aumentando o número de ações emitidas e reduzindo seu valor nominal, sem alterar o capital social da empresa.
Spread
Spread é a diferença entre o custo de captação de um banco e a taxa de juros cobrada ao cliente, representando o ganho bruto da instituição financeira.
Start-up
Start-up é um empreendimento em fase inicial, focado na estruturação e organização de operações. Mesmo sem gerar lucro imediato, as start-ups podem representar boas oportunidades de investimento devido ao seu potencial de crescimento.
Stop and Reverse (SAR)
O SAR (Stop and Reverse) é um indicador de análise técnica que aponta possíveis pontos de reversão de tendência de uma ação. Se o fechamento do dia estiver abaixo do SAR, a tendência é de queda; se acima, a tendência é de alta.
Stop-loss
Stop-loss é uma ordem de venda de uma ação abaixo do preço de mercado, visando proteger os lucros já realizados pelo investidor.
Straddle
Straddle é uma operação em que o investidor negocia o mesmo número de opções de compra (call) e venda (put) de um ativo, com preço de exercício e data de vencimento idênticos.
Stripped Spread
Stripped spread é o prêmio adicional pago por um título com colateral sobre uma taxa de referência, excluindo o colateral. Ele compara o spread de um papel colateralizado com o de um papel sem colateral.
Subprime
Subprime refere-se a empréstimos de alto risco no setor imobiliário dos EUA, concedidos a clientes que não atendem aos requisitos padrão de crédito, representando um maior risco de inadimplência.
Sub-rogação
Sub-rogação é a transferência dos direitos do credor para um terceiro que resgata uma obrigação, assumindo assim os direitos do credor original.
Subscrição
Subscrição é o lançamento de ações por uma sociedade anônima para captar recursos. Os acionistas têm o direito de comprar mais ações durante uma oferta, dentro de um prazo e preço determinados.
Subscritor
Um subscritor é uma pessoa física ou jurídica que se compromete a comprar um título, pagando as mensalidades conforme as condições gerais estabelecidas.
Sucess Fee
Sucess fee é uma taxa de performance cobrada por administradores de fundos de investimento sobre a rentabilidade que excede um índice pré-determinado.
Superávit Primário
Superávit primário é o montante que o governo arrecada a mais do que gasta, excluindo despesas com juros da dívida pública. Ele é uma meta importante em acordos com o FMI para a concessão de recursos.
Suporte
Suporte é um nível de preço em que muitos investidores estão dispostos a comprar um ativo, impedindo que seu preço caia ainda mais. No entanto, suportes podem ser rompidos, estabelecendo novos níveis mais baixos.
SUSEP
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) controla e fiscaliza o mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização no Brasil.
Swap
Swap é um contrato de troca envolvendo commodities, moedas ou ativos financeiros, feito para alterar datas de vencimento, indexadores ou títulos na carteira do investidor. Essas operações podem ocorrer na Bolsa ou no mercado de balcão.
Swap Cambial Reverso
Swap cambial reverso são operações do Banco Central para reduzir o excesso de dólares no mercado futuro, trocando dívidas em dólares por débitos atrelados à Selic, evitando a alta do Real e melhorando o perfil da dívida pública.
Swing Trade
Swing trade é uma estratégia de negociação de ativos em Bolsa, visando lucrar com variações de preços no curto a médio prazo. A volatilidade e a liquidez do ativo são fatores cruciais para o sucesso dessa estratégia.
Sobre o Glossário
No universo dos investimentos, compreender os termos e jargões específicos pode ser crucial. portanto, o Glossário do Investidor do Portal do Economaster proporciona uma ferramenta indispensável para investidores de todos os níveis de experiência que desejam aprimorar seu conhecimento.
Ao se deparar pela primeira vez com o mercado financeiro, muitos encontram uma barreira linguística. No entanto, utilizando nosso glossário, é possível desvendar os termos técnicos com facilidade. Além disso, você poderá tomar decisões mais informadas e estratégicas para seus investimentos.
Sobretudo, nosso objetivo é tornar a informação financeira acessível a todos. Através deste glossário, acreditamos que todos os investidores podem, de fato, alcançar seus objetivos com confiança e clareza. Por isso, explore nosso glossário e fortaleça sua jornada no mundo dos investimentos.
Portanto, o Glossário do Investidor do Portal do Economaster é uma ferramenta essencial para quem deseja aprofundar seu conhecimento sobre o mercado financeiro. Ademais, entender esses termos facilita a navegação no mundo dos investimentos, permitindo que você tome decisões mais informadas e seguras.
Por fim, com este glossário, o Portal do Economaster se propõe a esclarecer dúvidas e facilitar a compreensão dos principais termos financeiros e, dessa maneira, ajudando investidores a navegarem com mais segurança e confiança no mundo dos investimentos.
Aliás, aproveite e dê uma olhada no nosso Guia de Investimentos para mais Informações.
CERTAMENTE ESSES WEBSITES TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:
- Origamania.com – Origamis, papel modelismo, artesanatos e aviões de papel.
- Textículos.com – Significados de Nomes, biografias, frases famosas, ferramenta de textos e letras diferentes, e muito mais.
- Cardápio de Receitas – Receitas de dar água na boca. Tudo o que você precisa pra fazer uma boa receita..
- Web-Zoneware – Muito mais do que uma Academia Web, Informática, Hardware e Softwares.
Por fim, veja mais conteúdos do Portal do Economaster, seu site de Economia, Emprego e Renda na web a fim de encontrar o que precisa.
Elaboração: Flávio Estaiano – Economaster