Currículo – Como Montar um Currículo Nota 10!

Currículo – como montar um currículo nota 10!

Currículo – Como Montar um Currículo Nota 10!

Quem está desempregado, buscando uma vaga de emprego, sabe que não é coisa fácil.

Se você não afinidade com o dono ou alguém com cargo muito alto numa empresa, a única forma de chamar a atenção é elaborar um currículo nota 10.

A primeira dica e a mais importante de todas:

Nunca minta sobre as informações que você coloca em seu Currículo!

Lembre-se que o Currículo é um documento que expressa informações pessoais, e em alguns casos, além de documentos, precisa de assinatura. Então seja sincero em suas informações.

Mas quais informações eu devo informar no meu currículo?

Veja algumas dicas objetivas e fundamentais para a elaboração de um excelente currículo que aumentará a sua chance de ser selecionado para uma vaga de emprego, quiçá, para o emprego dos seus sonhos.

Dados Pessoais:

Primeiramente, coloque o seu nome completo, idade e estado civil. Coloque o seu telefone de contato e e-mail. Em alguns casos a empresa contratante exige o endereço. Mas a minha dica é que você não coloque endereço se a empresa não pedir, porque muitas empresas preferem contratar profissionais que moram perto do serviço. Neste caso, melhor que a empresa entre em contato pela expectativa que você gerou com o currículo com as informações a seguir.

Objetivo:

Seja muito específico e muito sucinto.

Seu objetivo deve ser descrito em uma única linha, sem exageros ou detalhamentos desnecessários, abordando o cargo e a área do seu interesse, sem indicar mais de um cargo ou área. Seja direto!

Formação acadêmica

Coloque o nome de onde estudou. Cite os cursos que fez com os períodos de inicio e fim. Se ainda está cursando, indique isso.

Cite os cursos por ordem de importância, levando em consideração a área a qual pretende ser contratado. Evite colocar cursos técnicos que não tenham a ver com a vaga pretendida.

Experiência profissional

Coloque o nome das empresas, cargos e períodos as quais trabalhou de forma a citar cada uma delas em ordem decrescente, ou seja, da última empresa que trabalhou para a primeira e mais antiga.

Não se esqueça de descrever as atividades que desempenhou de forma clara e objetiva. Lembre-se que esta é a parte de mais importância para o selecionador de vaga. Então se esforce para deixar esta parte muito bem chamativa, ou seja, sem excessos e com muito capricho.

Idiomas

Cite os idiomas e o conhecimento que possui, como por exemplo, inglês intermediário, que já deixa claro que você entende um pouco de leitura mas ainda não domina fala ou escrita. Se você ainda está estudando, deixe isso bem claro, até porque, se a vaga pretendida necessitar desta aptidão, você será testado.

Informática

Expresse o nível de conhecimento técnico que possui em informática e internet. Ou seja, coloque o nome dos softwares e quanto você entende deles. Seja eles softwares de edição de textos e planilhas, como também de sistemas operacionais e outros que tenham a ver com a área de atuação.

Nessa parte, tenha o cuidado porque dependendo da área do emprego, você poderá ser testado.

Cursos

Por fim, complemente seu currículo com cursos que possa ter e que se relacionem à vaga de trabalho de seu interesse. Cite os cursos, as empresas de ensino e datas de conclusão.

 

Atenção:

Elabore o seu currículo com, no máximo, duas páginas com todas as informações destinadas ao emprego.

Se usar foto no currículo, utilize uma de tamanho 3×4 com postura formal, ou seja, mostre-se profissional.

Não coloque sua foto no currículo se não for uma exigência da empresa.

Para quem busca o primeiro emprego, coloque no currículo suas aptidões, o que sabe fazer como suas habilitadas em determinados trabalhos, cursos, estágios e as experiências na faculdade.

Não importa se você não tem muita experiência ou cursos, principalmente para aqueles que procuram o primeiro emprego. Uma página bem produzida pode valer mais que duas, três ou quatro páginas. E isso vale também para os mais experientes.

Portanto, se você conseguir chamar a atenção do selecionador com uma boa linguagem, com clareza e objetividade, isso bastará para ser chamado para uma entrevista. E no emprego você poderá, por exemplo, comprovar o que escreveu no currículo e mostrar o seu potencial.

Enfim, se gostou destas dicas, deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

Espero que tenha te ajudado. Boa sorte!

CERTAMENTE ESSES WEBSITES TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

  • Origamania.com – Origamis, papel modelismo, artesanatos e aviões de papel.
  • Textículos.com – Significados de Nomes, biografias, frases famosas, ferramenta de textos e letras diferentes, e muito mais.
  • Cardápio de Receitas – Receitas de dar água na boca. Tudo o que você precisa pra fazer uma boa receita..
  • Web-Zoneware – Muito mais do que uma Academia Web, Informática, Hardware e Softwares.

Por fim, veja mais conteúdos do Portal do Economaster, seu site de Economia, Emprego e Renda na web a fim de encontrar o que precisa. Elaboração: Flávio Estaiano – Economaster

Deixe um comentário

9 − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.