10 Dicas Para Não Ser Chato no Trabalho

10 Dicas Para Não Ser Chato no Trabalho

10 Dicas Para Não Ser Chato ou Inconveniente no Trabalho

Você pode não saber, mas muitas pessoas podem te achar chato, mala, sem noção, inconveniente e até odiável no ambiente de trabalho.

“Ah, mas cada um tem o seu jeito e eu não vou mudar o meu”.

Tá vendo, esta é a típica resposta de alguém chato, pois a única pessoa que é obrigada a lhe aturar é a sua mãe, e olhe lá!

Para convivermos em sociedade, grupos e diferentes meios é fundamental respeitarmos o espaço alheio, ou seja, saber que o respeito do outro começa no mesmo lugar em que termina o seu.

Geralmente, existem 2 tipos de chatos, por isso, saiba lidar com eles:

Primeiro tipo: O Chato Consciente

O primeiro tipo de pessoa chata, são os chatos conscientes, ou seja, sabem  que são desagradáveis, mas acreditam que este tipo de postura lhes dá personalidade e autonomia perante os outros.

São pessoas que, por exemplo, fazem piadas inconvenientes, gostam de constranger as pessoas e se veem como donos do pedaço.

Como lidar?

Seja sincero, tenha uma conversa franca e diga que este tipo de comportamento está lhe incomodando. Se isso não resolver, procure relatar os fatos a alguém responsável pela equipe ou em posição hierárquica superior na empresa. Tente saber se mais pessoas estão de acordo com a sua opinião… Vai que o chato é você!

Segundo Tipo: Os Chatos sem Noção

O segundo tipo de pessoa chata, são aquelas pessoas chatas sem noção que estão desagradando, ou seja, não se tocam que o comportamento ou algo que fazem desagradam as pessoas em volta.

Como lidar?

Com esse tipo fica mais fácil conversar e dar alguns toques para que a pessoa reveja a sua postura. Por trás de um chato, pode haver uma pessoa interessante. Seja gentil e lhe dê leves indicações de como tornar a convivência mais agradável.

Todo mundo pode ser chato, por diferentes razões ou momentos, mas o importante é que podemos evitar este tipo de comportamento.

Se errar é humano, ser chato é uma opção!

Enfim, agora que você já tem um noção sobre os dois tipo de pessoas chatas, Siga as dicas do Economaster!

As 10 Dicas de Ouro pra Não Ser um Chato no Trabalho

Primeira Dica

Falar alto só é aceitável em uma feira para vender frutas ou legumes. Se este não é o seu caso, diminua o tom da sua voz. Além de chato, falar alto é irritante e grosseiro. Evite falar muito alto e diminua o tom da sua voz para não atrapalhar o trabalho dos seus colegas.

Segunda Dica

Não atenda o telefone ou o seu celular para discutir assuntos pessoais na frente das pessoas, porque ninguém é obrigado a saber o que se passa na sua vida. De novela, já basta acompanhar as da televisão! Isso também vale para a situação inversa: não se intrometa em conversas particulares dos outros, E chegando em casa, prefira ler um livro ao invés de falar da vida do outro!

Terceira Dica

Se alguém está indo almoçar e lhe convida para ir junto, não peça para que ela espere alguns minutinhos. Talvez a pessoa só tenha te convidado por educação e agora vai ter que ficar com fome, esperando a sua vontade e ainda perder o tempo do almoço dela. Ou seja, triplamente uma situação muita chata!

Quarta Dica

Nos tempos medievais o Bobo da Corte poderia ser enviado para a prisão ou até para a guilhotina caso as suas brincadeiras não agradassem a realeza. Lembre-se disso ao tentar ser o piadista da turma!

Comentários preconceituosos e inoportunos, ao invés de causarem risos, provocam constrangimentos. Verifique se as pessoas ao seu redor sorriem ou simplesmente ficam sem reação após as suas brincadeiras. Não é a toa que a palavra palhaço, as vezes, é usada como xingamento ao invés de exaltar um bom artista circense.

Quinta Dica

Não seja curioso demais, isso pode lhe trazer problemas ou respostas atravessadas.

Veja um exemplo prático:

– Amanhã eu vou chegar mais tarde, ok?
– É, mas por que?
– Eu já avisei o chefe, amanhã eu vou ao médico.
– Vai fazer o que, consulta ou exames?
– Apenas exames, coisas de rotina.
– Mas que tipo de exames?
– Exames pessoais!
– E vai demorar muito?
– Não sei quanto tempo demora, são exames pra ver se peguei alguma DST da sua esposa. Quer saber mais algum detalhe ou já está bom? Seu Chaaaato!

Ou seja, cuide apenas da sua vida. Curiosidade, as vezes, pode trazer consequências muito desagradáveis! Risos!

Sexta Dica

Se alguém todo dia lhe oferece chiclete, uma barra de cereal, uma fruta ou qualquer lanchinho que seja, não aceite sempre. Se a pessoa se preocupou em levar alguma coisa para comer, você também pode fazer o mesmo. Isso porque dificilmente alguém  come algo sem antes oferecer a quem que esteja do lado. O nome disso é educação. Mas você aceitar todos os dias, isso se chama cara-de-pau! Ou seja, muito chato isso.

Sétima Dica

Lembra quando você ia para o colégio e ficavam pedindo emprestado os seus lápis de cor, borrachas de apagar ou canetinhas? Além de chato, pior ainda era quando a pessoa pedia emprestado e “esquecia” de devolver. É o fim do mundo alguém ter coragem de fazer isso no ambiente de trabalho. Chatice tem limite e essa situação extrapola isso.

Pegou algo emprestado da mesa de alguém? Devolva e coloque no mesmo lugar que pegou. Teve que usar folhas de sulfite para imprimir algo urgente? Reponha as folhas de papel na impressora ou, por exemplo, ajude a natureza e só imprima o que realmente for necessário. Enfim, tenha e use o maravilhoso bom senso!

Oitava Dica

A regra deveria valer no ônibus, no metrô, nas ruas e inclusive no trabalho: se por acaso for ouvir música no trabalho, use fones de ouvido. A empresa não lhe contratou para ser DJ, portanto, só compartilhe a música que estiver ouvindo, se permitido, caso alguém peça.

Nona Dica

Cumpra os prazos e horários! Se, por exemplo, uma reunião começa às 9h00, não chegue às 9h40 e atrapalhe quem se esforçou para chegar no horário certo. Existe trânsito e imprevistos em todas as cidades, mas se, pelo menos, a metade das pessoas da reunião conseguiram chegar a tempo, você também poderia ter conseguido. Isso se torna mais chato ainda, quando esse comportamento se torna recorrente!

Décima Dica

Falta de higiene é um assunto delicado e por isso mesmo merece toda a atenção. Algumas pessoas não percebem, mas acabam tendo mau hálito ou o desagradável CC, assim mesmo, em letras maiúsculas, com iniciais que deveriam significar Cheiro Cruel! Imagine uma pessoa que acumula cacarecos e pedaços de comida em sua mesa, chegando até a atrair insetos, por exemplo.

Para evitar situações desagradáveis, mantenha o ambiente ao seu redor organizado, leve escova e pasta de dente para o trabalho ou vá ao médico para resolver problemas estomacais, por exemplo e, por motivos óbvios, verifique sempre o prazo de validade do seu banho! Exagerar no perfume também pode ser algo desagradável, fique atento aos sinais e olhares!


Para resumir a lista acima, basta lembrar que educação, simpatia, respeito e consideração ao próximo cabem em todos os lugares, principalmente naquele que costuma pagar o seu salário.

Ficam as dicas do Master:

Não seja chato, seja bem humorado!

E..

Não se torne inconveniente, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.

 

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Elaboração: Flávio Estaiano – Economaster

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