As Principais Instituições Públicas Brasileiras

As Principais Instituições Públicas Brasileiras

As Principais Instituições Públicas Brasileiras

Sabe aquela hora em que você quer resolver um problema e não sabe onde recorrer?

Pois é… Muitas pessoas passam por isso.

Um problema com a conta de telefone ou luz, um reajuste indevido, ou um problema cuja solução deve passar pelos tribunais.

Mas onde recorrer?

Aqui você encontrará as principais Instituições Públicas Brasileiras separadas por conjunto de funções e poderá sanar suas dúvidas nas devidas instâncias de poder como tribunais, agências reguladoras, secretarias públicas e outras.

Principais instituições públicas brasileiras

Ministérios Federais

Os ministérios do Brasil são órgãos do poder executivo federal brasileiro. Desde fevereiro de 2018, são 29 pastas ministeriais, sendo 23 ministérios, duas secretarias e quatro órgãos equivalentes a ministérios. Cada ministério é responsável por uma área específica e é liderado por um ministro. O titular da pasta é escolhido pelo Presidente da República a cada mandato, que atualmente no Brasil é de quatro anos. Ou seja, mudam conforme o governo e as necessidades de cada um.

Secretarias Públicas

As secretarias públicas são gabinetes ligados diretamente ao poder executivo, seja ele federal, estadual ou municipal e tem como objetivo incorporar pautas de interesse social como segurança, saúde e educação por exemplo.

Instituições Públicas do Governo Federal

Abaixo está listada algumas das mais importantes instituições públicas de interesse, onde se pode consultar desde indicadores econômicos, informações sobre passaportes, consultar o que faz um determinado deputado, informações sobre o exército e muito mais.

Governos Estaduais

Lista dos governos Estaduais em ordem alfabética.

Órgãos Públicos

Agências Reguladoras

Alguns dos Principais Tribunais

Tribunais Internacionais

Tribunais Superiores Brasileiros

Partidos Políticos

Lista dos partidos políticos. Se existe um lugar para exigir respostas e reclamar do que acontece no Brasil…

Há muita controvérsia sobre o papel público de um partido político pois, cabe ressaltar que um partido político não é uma instituição pública e sim uma afiliação privada com finalidades políticas, dentre elas os interesses sociais e públicos, mas não se restringem apenas a isso, pois cada uma tem sua ideologia e seus interesses partidários.

 

Obs: A lista está em atualização constante, se você tiver alguma contribuição sobre alguma instituição faltante, por favor contribua para que eu possa inserir.

CERTAMENTE ESSES WEBSITES TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

  • Origamania.com – Origamis, papel modelismo, artesanatos e aviões de papel.
  • Textículos.com – Significados de Nomes, biografias, frases famosas, ferramenta de textos e letras diferentes, e muito mais.
  • Cardápio de Receitas – Receitas de dar água na boca. Tudo o que você precisa pra fazer uma boa receita..
  • Web-Zoneware – Muito mais do que uma Academia Web, Informática, Hardware e Softwares.

Por fim, veja mais conteúdos do Portal do Economaster, seu site de Economia, Emprego e Renda na web a fim de encontrar o que precisa.

Elaboração: Flávio Estaiano – Economaster

Deixe um comentário

8 + dezoito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.