A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


 

H

Hedge
Operações realizadas com o objetivo de obter proteção contra o risco de variações de taxas de juros, de paridade entre moedas e do preço de mercadorias. Estratégia utilizada com o objetivo de reduzir o risco do portfólio. Indica neutralização de uma posição comprada/vendida em um ativo com uma posição vendida/comprada no mesmo ativo.
High yield
Significa alta taxa de retorno. Em geral, se refere a empréstimos de empresas que pagam juros excessivamente altos.
HIPC
Países pobres fortemente endividados. Conjunto de países que apresentam problemas crônicos de pobreza e endividamento, que merecem atenção especial por parte do Fundo.
Homologação
Ato que certifica a justeza dos atos praticados anteriormente.
Hospital Auxiliar de Ensino
Hospital que, devidamente conveniado com uma instituição de ensino superior, não sendo de propriedade ou gestão de universidade ou escola médica isolada, nele são desenvolvidos programas de treinamento em serviço, nos cursos de graduação ou pós-graduação da área de saúde.
Hospital de Ensino
 Denominação aplicável ao conjunto dos hospitais universitários, hospitais escola e hospitais auxiliares de ensino.
Hospital Escola
Hospital de propriedade ou gestão das escolas médicas isoladas, públicas ou privadas, ou a elas vinculado por regime de comodato ou cessão de uso, devidamente formalizado.
Hospital Universitário 
Hospital de propriedade ou gestão de universidade pública ou privada, ou a ela vinculado por regime de comodato ou cessão de uso devidamente formalizado.
Hot money
São investimentos em ativos financeiros atraídos pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou por grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, no qual os recursos podem deslocar-se de um mercado para outro com grande rapidez, fator este apontado como causador de grande turbulências nos mercado financeiros em determinadas situações.

Fonte: Banco Central e Tesouro Nacional.