A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


 

G

Garantia
Um ativo que é entregue pelo outorgante da garantia para assegurar uma obrigação à parte que toma a garantia. Os acordos de garantia podem tomar diversas formas legais; as garantias podem ser obtidas utilizando-se o método de transferência de títulos ou a penhora.
Garantias
A garantia é exigida pelo credor como forma de assegurar o pagamento da obrigação pelo devedor. As garantias mais comuns são a alienação fiduciária e a hipoteca.
Garantias (Constituição de)
São os ativos que são entregues para assegurar a liquidação final de uma operação ou de um conjunto de operações. A constituição ou aporte de garantias é utilizado pelas Câmaras para garantir a finalização de uma operação.
Gats
Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços, firmado em 1994, no âmbito da Organização Mundial do Comércio.
Gerasul
Centrais Geradoras do Sul do Brasil S.A.
Gerência ativa
Desvios intencionais em relação ao portfólio de referência realizados pelo gerente, baseados na suposição de ser possível se antecipar a movimentos de mercado. O objetivo da gerência ativa é obter resultado melhor do que seria obtido com a replicação do portfólio de referência.
Gerência passiva
Expressão usada para definir o tipo de estratégia de administração de fundo de investimento. Nesse caso, o administrador busca replicar o retorno da carteira de um índice previamente definido (o benchmark). O objetivo é que o retorno do fundo seja aproximadamente igual, ou um pouco superior, ao retorno do índice escolhido.
Gestão
Ato de gerir a parcela do patrimônio público, sob a responsabilidade de uma determinada unidade. Aplica-se o conceito de gestão a fundos, entidades supervisionadas e a outras situações em que se justifique a administração distinta.
Gestão Tesouro
Gestão de recursos previstos nos Orçamentos da União para os órgãos da administração direta. A gestão tesouro é, pois, a principal gestão desses órgãos. Os recursos que se destinam a fundos e entidades supervisionadas são considerados como gestão própria, porque, na sua transferência, foram registrados como despesa na gestão tesouro.
Gestor
Quem gere ou administra negócios, bens ou serviços.
Global Bonds
Bônus de dívida soberana emitidos em dólar e negociados no mercado norte-americano e europeu.
GMC
Órgão executivo, integrado por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, de Economia e dos Bancos Centrais dos Estados Partes do Mercosul. Coordenação brasileira a cargo do Ministério das Relações Exteriores.
GMM
Grupo de Monitoramento Macroeconômico. Órgão responsável pelo monitoramento macroeconômico dos Estados-Membros do Mercosul. Coordenação brasileira a cargo do Ministério da Fazenda. Criado em 29 de junho de 2000, pelo Conselho de Mercado Comum (CMC), no âmbito da reunião dos ministros da Economia e presidentes dos bancos centrais. Sua tarefa inicial foi a de detectar diferenças metodológicas de registro e de abrangência existentes nas estatísticas oficiais dos países.
Go-around (ou leilões informais)
São leilões informais realizados diretamente com as instituições financeiras credenciadas (dealers) a operar com o Banco Central no mercado monetário.
GOLD-FIX-PM
Cotação do ouro às 15h no mercado Londrino, fixada pelo London Bullion Market Association.
Governo
Conjunto de órgãos responsáveis pela realização da administração pública, através de poderes delegados pelo povo.
Gramatura
Peso do papel por metro quadrado de superfície.
Grupo de Despesa
Classificação da despesa quanto à sua natureza, compreendendo os grupamentos, a saber:
1- Pessoal e encargos sociais;
2- Juros e encargos da dívida interna;
3- Juros e encargos da dívida externa;
4- Outras despesas correntes;
5- Investimentos;
6- Inversões financeiras;
7- Amortização da dívida interna;
8- Amortização da dívida externa;
9- Outras despesas de capital.
Guia de Recebimento
(GR) Destina-se à arrecadação de receitas próprias, ao recolhimento de devolução de despesas ou ao acolhimento de depósitos de diversas origens.
Guilhochê
Desenhos contínuos e simétricos em que a ponta de trabalho retorna ao ponto de partida.

Fonte: Banco Central, Receita Federal e Tesouro Nacional.