É comum nos depararmos com declarações na imprensa sobre a classificação da população brasileira. Há uma grande confusão sobre classificação socioeconômica. Muitas vezes vemos classificar  determinadas pessoas como pertencentes da classe média e, em outras ocasiões como da classe C.

Entenda como funciona o cálculo de classificação Econômica e como será a partir de 2013

De forma bem resumida, até 2013 a ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), era a responsável pela elaboração e classificação socioeconômica da população brasileira seguindo um esquema de pontuação derivada do consumo e da instrução do chefe de família. Essa classificação, em sua última revisão, era subdividida da seguinte maneira:

CLASSE PONTOS
A1 42 – 46
A2 35 – 41
B1 29 – 34
B2 23 – 28
C1 18 – 22
C2 14 – 17
D 8 – 13
E 0 – 7

Veja abaixo como funcionava o cálculo

GDE Error: Error retrieving file - if necessary turn off error checking (404:Not Found)

estratificacao

A ABPE adotará um novo critério para a definição das classes sociais no Brasil a partir de 2014. Ela representa a atividade de pesquisa de mercado, opinião e mídia do país. O conceito está no livro “Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil”.

Verifique a classe socioeconômica de um domicílio e o consumo de uma família em relação à moradia e sua localidade geográfica, dado o número de moradores adultos e o de crianças e adolescentes neste link www.pesquisasocioeconomica.com.br.

Novo modelo de Estratificação Socioeconômica Brasileira

O governo junto à Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) estabelece novos critérios para a identificação da classe média brasileira e a define como o grupo composto por famílias com renda per capita entre R$ 300 e R$ 1 mil, o que representa um universo de aproximadamente 54% da população. Esta classificação foi subdividida em  três subgrupos.

Segundo a SAE, o principal critério observado foi o da vulnerabilidade, ou seja, a chance que a população tem de sofrer decréscimo na renda, e assim ser rebaixada de classe.

Modelo adotado pelo governo federal para adoção de políticas sociais

classes

Perguntas e respostas sobre a definição da Classe Média

GDE Error: Error retrieving file - if necessary turn off error checking (404:Not Found)

Fontes:

  • ABPE -Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa
  • FEA USP – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo
  • SAE – Secretaria de Assuntos Estratégicos

Elaborção: Economaster

Economista Resp: Flávio Antunes Estaiano de Rezende