series historicas

 

GDE Error: Error retrieving file - if necessary turn off error checking (404:Not Found)

 Sobre o PIB Mensal

Conceito

Os dados das Contas Nacionais Trimestrais ( CNT), a preços constantes de 1990, são apresentados em uma série encadeada de índices de volume.

Os dados são compilados pelo método da produção e cobrem toda a economia brasileira.

O PIB em preços correntes mede o valor total de bens e serviços para uso final produzidos durante o trimestre antes da dedução do consumo de capital fixo.

Os dados trimestrais são ajustados para dados anuais usando procedimento de benchmark. As estimativas trimestrais das CNT são próximas das recomendações do Sistema de Contas Nacionais das Nações Unidas, SNA 1993.

Todas as transações definidas no SNA para a produção (transações comerciais e não comerciais) são registradas em regime de competência, exceto as receitas do governo, que são registradas em regime de caixa. As transações não comerciais são medidas pelos custos de produção. As receitas imputadas são medidas pelo preço de mercado de unidades assemelhadas. As CNT a preços correntes, em índices de volume, bem como os seus deflatores implícitos são divulgados em quatro grupos de atividades (Agropecuária, Indústria, Serviços e Dummy Financeiro). Os grupos Indústria e Serviços são desagregados nos seguintes subgrupos (Extrativa Mineral, Indústria de Transformação, Construção Civil, Serviços Industriais de Utilidade Pública, Comércio, Transportes, Comunicações, Instituições Financeiras, Aluguéis, Administração Pública e Outros Serviços).

Os dados da demanda final são divulgados desagregados no Consumo das Famílias, Consumo das Administrações Públicas, Formação Bruta de Capital Fixo e Exportações, divulga-se também os dados de Importações.

Estas séries são apresentadas a preços correntes e em uma série encadeada do índice de volume. A classificação segue a ISIC, Revisão 2, e os dados para todas as atividades são dessazonalizados. Os dados dessazonalizados são obtidos pelo método X12-Arima.

O PIB é calculado nos desdobramentos acima listados no campo Séries e Números. Divulga-se também o PIB Mensal.

Tempestividade

Os indicadores de volume são divulgados, em versão preliminar, 60 dias após o término do trimestre de referência. E os dados completos, indicadores de volume revistos e preços correntes, noventa dias após o término do trimestre de referência.

Fonte: Bacen

 

  • Se encontrar algum link quebrado ou indisponível, contate-nos!.
  • Organização Economaster
  • Economaster – A Liberdade em um Clique!
  • E-mail: economaster@economaster.com.br

Economista Resp. Flávio Antunes Estaiano de Rezende