O quadro Cozinha Popular, do SPTV, ensinou nesta quarta-feira (11) a receita de pão de beterraba. A sugestão é do chef de cozinha paulistano William Ribeiro. Para oito porções.

Ingredientes:

– 500 g de farinha de trigo
– 250 g de beterraba ralada
– 200 ml de água morna
– 1 colher de chá cheia de fermento em pó
– 1 colher de chá de açúcar
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo:

A beterraba pode ser usada crua, mas o chef prefere cozinhar. “A quantidade de açúcar e água dela é muito grande. Isso pode interferir no crescimento da massa e também o açúcar interferir no gosto do pão”, explica Ribeiro.

A beterraba cozida vai para o liquidificador com um pouco da água do cozimento, até virar um purê. Numa tigela, William coloca todos os ingredientes secos e mistura bem. “Faço um buraco como se fosse um vulcão para colocar todos os líquidos”. Ou seja, a água morna, azeite e purê.

“Se o purê de beterraba estiver numa temperatura quente, você não precisa amornar a água. Eu vou mexendo até ela incorporar toda e ficar uma massa bem elástica. Quando ela se soltar do fundo da travessa eu já posso colocá-la para descansar”, orienta o chef.

Após 20 minutos, a massa dobra de tamanho. Espalhe a farinha na mesa para sovar um pouco. “Vou sovar até ela se soltar completamente da minha mão e da mesa. Você pode fazer o formato que quiser. Coloque na assadeira untada com o azeite”, fala William.

Os pães vão para o forno a 180ºC por 25 minutos. Quando estão prontos, eles ficam entre o alaranjado e o marrom por dentro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para segurança do site preencha antes de enviar os dados *