Ingredientes

– 1 1/2 kg alcatra partida em pedaços médios
– 1 cebola grande em rodelas
– 5 dentes de alho em pedaços
– 4 batatas grandes em pedaços
– 3 cenouras em rodelas
– 3 talos de aipo
– 300 g cogumelos CRIMINI,italianos
– sal
– orégano
– louro
– azeite
– óleo de canola
– polpa de tomates
– cerveja.

Modo de Preparo

Esquente bastante óleo e ponha as cebolas para fritar, cortadas em rodelas. Junte uma colher de sobremesa de pasta de alhos.

Refogue bem até dourar. Acomode os pedaços de carne, um a um, dentro da panela. Deixe fritar bastante dos dois lados de cada pedaço. Adicione dois copos de polpa de tomates, um copo de água, sal a gosto,orégano a gosto, duas folhas de louro secas, duas colheres de azeite. Deixe cozinhar até ferver. Junte uma lata de boa cerveja branca, tape, abaixe o fogo para médio. Quinze minutos.

Junte mais duas latas da cerveja. Tape e permita que a coisa fique cozinhando sem mexer muito. Quarenta minutos. Vigie apenas o nível de líquido para não queimar.

Prove a carne, veja se já está amaciando. Junte batatas picadas, cenouras em rodelas, pedaços de aipo, mais rodelas de cebolas. Mais 20 minutos.

Verifique o líquido. Ponha mais uma lata de cerveja. Adicione os cogumelos, partidos uma vez ao meio. Dependendo do tamanho, se não encherem muito a panela, coloque alguns cogumelos inteiros. Aí, ATENÇÃO!! A carne, a esta altura, já deverá estar quase pronta. A consistência é a mesma de um bom goulash feito, porém, com a nobre alcatra.
A medida do líquido (molho) é individualíssima. Alguns gostam de muito, outros gostam de pouco, uns de fino, outros de grosso. Adapte seu molho ao gosto dos comensais.
Sirva com arroz branco soltinho, farinha de mandioca da fina, molho de pimenta (malagueta,azeite e cachaça). Vinho tinto. Ou cerveja. Ou vinho branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para segurança do site preencha antes de enviar os dados *